Facas para queijos: conheça essas ferramentas e descubra a faca ideal para cortar cada tipo de queijo

 

O inverno está chegando e um dos programas mais tradicionais nessa época do ano é chamar os amigos para curtir uma boa tábua de queijos em casa. E para aqueles que gostam de pensar em todos os detalhes na hora de receber as visitas, essa é uma oportunidade para caprichar não só na escolha dos queijos, mas também em outros elementos para a ocasião.

Nesse caso, um dos pontos mais importantes é saber escolher e utilizar diferentes facas para cada tipo de queijo. Abaixo você encontra alguma informações sobre os diferentes tipos de facas de queijo para que você possa escolher a faca certa e não fazer feio na hora de cortar um Gruyere, Gorgonzola ou qualquer outro queijo em casa.

Faca para Queijos com Casca Dura

Se você quer cortar um Queijo Emmenthal Quatá, Queijo Gruyere Quatá, Queijo Estepe Quatá, Queijo Provolone Quatá ou qualquer outro queijo de casca dura esta é a faca ideal. Sua parte serrilhada permite que você corte o pedaço com mais facilidade, enquanto a ponta dupla é feita para poder espetar e perfurar a casca de qualquer queijo.

Faca Espátula e Faca Furada

Facas com formato mais largo são mais adequadas para queijos mais moles e cremosos, como o Queijo Brie Quatá e o Queijo Mussarela Quatá, e até outros queijos, como o Camembert, que se desmancham facilmente. Além do corte liso, esse tipo de faca é útil porque pode ser usado como uma espátula para tirar as fatias sem deixar o recheio cair.

Outra faca muito utilizada para cortar este tipo de queijos é a faca furada. Os furos na lâmina facilitam o corte porque impedem que se crie um vácuo entre o recheio cremoso desses queijos, e assim as fatias não ficam grudadas na faca.

Faca com Ponta/Faca Afiada

A faca com Ponta/Faca Afiada é a melhor escolha de faca para queijos como o Queijo Parmesão Quatá e o Queijo Parmesão Capa Preta Quatá. Isso porque sua ponta permite perfurar a parte externa do queijo e cortá-lo em lascas, que são o formato de consumo ideal para esse tipo de queijo.

Fio de Arame

Apesar de não ser especificamente uma faca, o fatiador de fio de arame é a ferramenta mais adequada para cortar queijos de textura marmorizada, como por exemplo o Queijo Gorgonzola Quatá, já que mantém a estrutura do queijo

Faca de Patê

Parte da maioria dos kits de facas para queijo, esta é uma faca que é usada não para cortar e sim para servir queijos mais cremosos e cremes como o Requeijão Cremoso Quatá e o Creme de Ricota Quatá.

Faca Multiuso

Tem apenas uma faca em casa? Não tem problema. A faca multiuso serve para qualquer tipo de queijo é a melhor opção caso você não possa ter um kit completo de facas em sua casa.

É bom lembrar que antes de montar uma tábua de queijos o ideal é deixar todos os queijos em temperatura ambiente. Outra boa dica é sempre manter a casca até a hora do consumo, já que esta ajuda a conservar o frescor da parte interna do queijo e também parte importante da composição e do sabor de cada um deles.  

No nosso site você encontra todos os tipos de queijo e queijos especiais que a Quatá oferece e também pode descobrir na seção de Harmonização quais são as facas ideais e as combinações de alimentos e bebidas para cada tipo de queijo. Confira!

Produtos relacionados

Nenhum produto relacionado até o momento