Dicas Quatá para fazer uma festa no estilo boteco em sua casa

No fim de semana, na hora daquele jogo de futebol ou para encontrar os amigos, os botecos são uma opção clássica para descontrair os ânimos e aproveitar os momentos de folga curtindo um chopp gelado e, principalmente, um delicioso petisco.

Tem gente que prefere passar esses momentos no conforto de casa, mas nem por isso precisa abrir mão daquele clima de boteco. E tem gente que gosta tanto de um que transforma sua casa em um bar para algumas comemorações especiais, como aniversários e até casamentos.

Para unir o útil ao agradável, fizemos uma lista com algumas dicas para quem quer deixar sua casa com a cara do seu bar preferido para receber os amigos. Dá uma olhada:

Comida

Sim, comida é um fator primordial em qualquer boteco e todo estabelecimento que se preze tem sempre algum petisco especial da casa.

Mas antes de ir para as porções, é sempre legal ter algo já pronto para não deixar seus convidados com fome.

Uma boa opção é a tábua de queijos ou frios. A Quatá tem uma seleção bem legal de queijos como Emmenthal, Reino, Gouda, Gorgonzola, Brie e vários outros, e que são uma boa pedida para satisfazer até os convidados mais exigentes.

Uma boa dica para a montagem da tábua é fazer uma seleção equilibrada entre os diferentes tipos de queijo, para ter uma variedade maior de texturas e intensidades. O ideal é ter pelo menos um tipo de queijo maturado, como Gouda ou Suíço; um queijo mais leve, geralmente Brie ou Camembert; ao menos uma opção de queijo mais firme, que pode ser Gruyère ou Provolone, por exemplo; e, se quiser, um tipo de queijo azul e sabor mais forte, como Gorgonzola e Stilton.

Já para os petiscos quentes e mais elaborados, as opções são várias. Nossa recomendação é uma receita simples e supergostosa: os deliciosos Dadinhos de Tapioca com Queijo de Coalho Quatá, que, acompanhados de uma geleia de pimenta e um molhinho de queijo, são o petisco ideal para surpreender e agradar qualquer grupo de convidados.

Mas existe também uma série de outras opções, como batata frita, polenta frita, calabresa, filé acebolado, bolinho de bacalhau, frango a passarinho, pastéis etc.  O mais importante é que seja algo simples, fácil de comer e bom para dividir.

Decoração

Outro passo muito importante para transformar sua casa em um boteco de verdade é a decoração. Mesas e cadeiras de madeira, de alumínio ou de plástico são as mais comuns nos bares, mas para dar um ar de boteco elegante, escolha a primeira opção.

Alguns tipos de mesa muito comuns nesses estabelecimentos e que ficam bem legais são as mesas mais altas, chamadas de bistrô, e as bancadas de bar, sempre acompanhadas de banquetas e bancos mais altos. Para completar, toalhas de mesa com estampa xadrez são muito características dos bares e, se tiverem um porta-guardanapos em cima, a decoração fica melhor ainda!

Um pequeno adereço que também tem a cara dos bares são os cardápios escritos em pequenas lousas ou quadros negros. Você pode escrever uma mensagem descontraída, o nome do anfitrião ou até alguma piadinha típica de conversa de bar em uma lousa de giz, deixá-la encostada na entrada ou em alguma parede e decorar ainda mais o ambiente.

A música é mais um dos detalhes que deixa o ambiente na medida certa. Separe parte do seu tempo para preparar aquela playlist com as músicas perfeitas para descontrair o clima. A escolha vai de acordo com seu gosto pessoal e dos convidados, podendo ir do samba e pagode até um rock clássico, mas lembre-se de manter o som em um volume que permita que as pessoas conversem e interajam numa boa.

Bebidas

Além da comida, da decoração e da preparação do ambiente, a bebida é uma das protagonistas dos bares, portanto, não pode faltar. Por isso, é legal sempre ter a cerveja bem gelada e outras opções que atendam ao gosto dos convidados. Para dar mais cara de boteco, você pode experimentar deixar as garrafas direto na mesa, no clássico baldinho de gelo, e servir as bebidas nos copos.

Copos americanos e tulipas pequenas são os mais adequados para cerveja, assim a bebida não esquenta. Já para vinho, as taças são a melhor opção, enquanto para uísque o ideal é optar por um copo baixo e largo. Outro toque bacana são as bolachas ou descansos de copo, que além de evitar que sua mesa fique com a marca dos copos, dão ao ambiente um ar ainda mais “profissional”.

Para quem quer realmente se destacar, uma estação de caipirinhas é o caminho. É só separar um espaço em uma bancada e colocar as garrafas de cachaça, vodca ou saquê, alguns recipientes com as frutas, o açúcar e o gelo e fazer o papel de bartender por alguns minutos.

No entanto, mais importante do que qualquer peça de decoração, bebida ou prato, a grande graça de qualquer boteco é deixar os clientes à vontade para compartilhar o momento com quem eles mais gostam. Então, não se preocupe demais: relaxe, curta o momento e aproveite essa experiência para deixar seu dia ainda mais gostoso.

Produtos relacionados

Receitas relacionadas