Como fazer Chantilly: 6 dicas essenciais para fazer o chantilly perfeito

Seja para quem está começando na cozinha, seja para quem já é mais experiente, existem algumas técnicas que são clássicas e que estão sempre aparecendo nos pratos e sobremesas do dia a dia. E o chantilly é uma delas.  

Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a fazer o chantilly perfeito com Creme de Leite Quatá e deixar suas receitas ainda mais cremosas e bonitas. Confira:

1. Prepare os ingredientes

O primeiro passo antes de começar qualquer receita é separar e preparar os ingredientes e materiais que serão utilizados na preparação.

No caso do chantilly, os ingredientes básicos são apenas dois: creme de leite e açúcar. E creme de leite você já sabe: tem que ser Quatá.

Uma dica importante para a preparação do chantilly é deixar o Creme de Leite Quatá na geladeira antes de fazer a receita, assim, fica mais fácil e rápido atingir o ponto do chantilly na hora de bater.

Para manter a temperatura do creme baixa, você pode também utilizar um macete bem comum entre os chefs: colocar a tigela dentro de outra tigela maior com água e gelo. Assim, você mantém a mistura gelada durante todo o preparo e fica mais fácil atingir e manter o ponto do chantilly.  

Preste atenção também nos materiais. Primeiramente, tenha em mente que o chantilly atingirá de duas a três vezes o tamanho inicial, portanto, escolha uma tigela grande que tenha espaço de sobra para que o creme cresça. Segundo, saiba que o fouet é o melhor instrumento para bater o chantilly à mão, ao invés de colheres e outros instrumentos, já que ele permite que a mistura fique mais aerada e atinja a consistência mais próxima do ideal.

2. À mão ou na batedeira?

Você pode escolher qualquer um desses métodos, mas é claro que a batedeira acelera muito o processo e evita o esforço manual. De qualquer forma, se feitos de maneira correta, ambos os processos obtêm os mesmos resultados. Muitos chefs inclusive preferem fazer o processo à mão para ter controle total do ponto do chantilly.

O processo em si é simples e igual para quem faz com ou sem batedeira: comece batendo apenas o Creme de Leite Quatá e, assim que ele começar a ganhar consistência, adicione o açúcar aos poucos. O creme vai ganhar consistência e se transformar em chantilly à medida que você for batendo.

O mais importante é saber que não se deve bater muito o chantilly, porque senão o creme acaba se transformando em manteiga, alterando sua textura, cor e sabor.

Portanto, fique atento ao ponto ideal. Um truque para descobrir a consistência ideal do chantilly é puxar alguns pontos do creme com o fouet e ver se o chantilly consegue manter a forma desses picos. Outra dica é pegar um pouco do creme com uma colher e virar de ponta-cabeça: se o chantilly não cair, é porque está no ponto correto.

3. Chantilly com Creme de Leite Pasteurizado Quatá

O Creme de Leite Pasteurizado Quatá é a melhor opção para fazer o chantilly porque tem um teor de gordura mais alto, entre 30 e 40%, o que ajuda a estabilizar a mistura e dar textura ao chantilly.

Outra boa escolha é usar açúcar de confeiteiro em vez de outros tipos de açúcar, para deixar o chantilly com uma textura mais lisa e com menos grumos.

4. Chantilly com Creme de Leite Quatá

Apesar de fugir da receita original, o Creme de Leite UHT Quatá também pode ser utilizado para fazer chantilly caseiro. Mas é bom saber que a textura e o ponto do chantilly não serão os mesmos obtidos com o creme de leite pasteurizado/fresco.

Pensando nisso, muitas pessoas adicionam um ingrediente especial quando fazem chantilly com esse tipo de creme de leite: emulsificante. Geralmente utilizado para fazer sorvete, o emulsificante é um aditivo em pó que ajuda a dar volume e firmeza às receitas.

5. Adicionando sabores e aromatizantes ao seu chantilly

Aromatizantes e saborizantes são boas opções para elevar o nível do seu chantilly e deixá-lo ainda mais perfeito. O mais comum deles é a baunilha, tanto em essência como direto da planta.

Mas outros ingredientes também podem ser utilizados para dar um sabor diferenciado ao chantilly, por exemplo, mel, gengibre, licores e raspas de frutas cítricas, como laranja e limão.

Se você optar por adicionar algum desses ao seu chantilly, fique atento durante a preparação: o momento ideal para inseri-los na mistura é quando o creme começa a firmar. Aí, é só adicionar o saborizante escolhido aos poucos e bater normalmente até atingir o ponto ideal.

6. Como fazer a cobertura do seu bolo

 

 

 

 

O chantilly é um creme muito versátil e que pode ser utilizado em diversas receitas, inclusive salgadas. Mas uma das opções mais comuns é usá-lo para fazer a cobertura de bolos e tortas.

Para quem quer uma cobertura simples, o processo pode ser feito diretamente com uma espátula, manualmente, colocando o chantilly diretamente sobre o bolo, espalhando e alisando.

Já quem quer focar em uma cobertura mais detalhada pode colocar o creme dentro de um saco e fazer diferentes formas com bicos de confeiteiro.

É sempre bom lembrar de não deixar o chantilly fora da geladeira por muito tempo antes de comer ou de usar em qualquer tipo de receita. No caso das coberturas, é importante fazer o processo o quanto antes, não só para não perder a textura, como também para não afetar o sabor e principalmente a cor do creme.

Testamos todos os truques deste artigo em uma receita especial de Bolo de Morango com Recheio e Cobertura de Chantilly, feito 100% com Creme de Leite Quatá. Clique aqui e veja um exemplo incrível do que você pode fazer com as dicas que acaba de aprender.

Produtos relacionados

Receitas relacionadas